Como corrigir problemas de vida útil da bateria do Google Pixel

Posso estender a vida útil da bateria no meu Google Pixel?

O Pixel XL do Google oferece uma vida de bateria impressionante para um telefone de seu tamanho, mas usuários determinados podem definitivamente drená-lo ao longo de um dia agitado. Já o Pixel de 5 polegadas com sua bateria de 2770 mAh nem sempre oferece a mesma longevidade – dando-lhe menos tempo se você tiver um uso mais pesado do que o habitual ou caso tenha esquecido de carregar durante a noite.

Embora ambos deveriam ser capazes de passar por um dia normal para a maioria das pessoas, se você estiver encontrando problemas com a bateria do Pixel, com certeza vai querer seguir algumas dessas dicas úteis para aproveitar o que você tem.

Verifique se há aplicativos que drenam a bateria

O Pixel realmente usa sua função de economia de bateria em todo o sistema – chamada Doze, que coloca o sistema e aplicativos em um estado de baixa energia para ajudar a economizar bateria quando o telefone não está sendo usado. Por boa parte do tempo o sistema pode lidar com todos os tipos de aplicativos e gerenciá-los para que você ainda receba notificações, mesmo que outras aplicações estejam “dormindo”, mas em alguns casos, um aplicativo mal codificado pode manter o sistema acordado quando não é suportado, drenando sua bateria no processo.

Para descobrir se há algum aplicativo causando problemas, entre em Configurações, toque em Bateria e veja a lista de aplicativos em “Usados desde a última carga”. Você verá a maioria dos suspeitos habituais, como a tela, o Android OS e as chamadas Bluetooth ou de Voz, mas se você ver um aplicativo raramente usado ocupando mais de um espaço de seu dreno da bateria, você deve investigar para ver se está fazendo coisas que não deveria ser feitas.

Use recursos de otimização de bateria

O recurso “Otimização de bateria” no Android é um pouco complicado, e na maioria dos casos, simplesmente funcionará como planejado sem o seu gerenciamento, mas se você tiver problemas de bateria, vale a pena conferir. A otimização da bateria baseia-se nos recursos de economia de bateria do sistema Doze para identificar como e quando você usa aplicativos para forçá-los a “dormir” quando eles não devem estar despertados e drenando sua bateria. Vá para Configurações, toque em bateria e, em seguida, toque no botão Menu e toque Battery Otimização para começar com isso.

Por padrão, o sistema vem analisando como você usa seu telefone desde o momento em que você começou a instalar aplicativos, otimizando o uso nos aplicativos para tirar a maior parte da bateria do telefone enquanto mantém seus aplicativos mais usados ​​disponíveis quando você precisar deles. Na tela principal das configurações de otimização da bateria, você verá que a lista “Não otimizado”, incluirá alguns aplicativos que não podem ser otimizados, juntamente com alguns retardatários que ainda não estão otimizados.

Se você vir um aplicativo que deseja otimizar, toque-o e mude para “Otimizar“. Se quiser mudar para uma lista completa de aplicativos, toque na barra superior e você verá a opção para exibir “Todas as aplicações“. Aqui, você pode tocar em aplicativos individuais e alterá-los para “Não otimize” se desejar deixar o aplicativo atuando espontaneamente para funcionar como quiser. Você pode optar por fazer isso para aplicativos criticamente importantes, como aqueles para viagens ou bancos – apenas saiba que, na maioria das vezes, o sistema irá lidar com essas funções exatamente como você deseja, com o benefício adicional de otimizar a economia de bateria.

Use o poupador de bateria

Embora não seja tão abrangente quanto recursos semelhantes em outros telefones, o Pixel inclui um modo de economia de bateria que pode ajudar a prolongar a vida útil da bateria com a virada de um botão. Com a proteção da bateria ativada, o seu telefone terá desempenho reduzido, vibração limitada, serviços de localização limitados e dados de fundo reduzidos. Juntas, as limitações não tem um enorme efeito sobre a usabilidade do telefone, mas eles fazem poupar um precioso consumo de bateria.

Retire a sombra da notificação, toque no ícone da bateria e você verá uma opção de “poupança de bateria“, você pode ligar e desligar, conforme você quiser. Se preferir, você também pode fazê-lo aparecer automaticamente em 15 ou 5% de bateria, uma opção que a maioria das pessoas ficam mais confortáveis. A poupança de bateria desliga-se automaticamente quando você começa a carregar seu Pixel.

A poupança de bateria não é algo que você vai querer deixar o tempo todo, mas em alguns momentos pode ajudá-lo a passar o fim do dia ou a uma hora difícil no carregador – é apenas mais uma ferramenta para aproveitar ao máximo a bateria do Pixel.

Desinstale aplicativos não utilizados

Claro que você pode mitigar os problemas das situações anteriores simplesmente desinstalando aplicativos que você não está usando frequentemente (ou em tudo). Quando você tiver um pouco de tempo livre, sente-se e abra sua gaveta de aplicativos – confira seus aplicativos e veja quais foram abertos [honestamente] nas últimas duas semanas. As chances são de que você vai encontrar mais do que alguns que você nem sequer tocou desde que recebeu o seu Pixel.

Avançando, quando você estiver configurando um novo telefone, uma boa regra a seguir é apenas instalar as aplicações básicas que você precisa desde o início, e apenas instalar aplicativos adicionais quando você precisar. Depois de usar vários telefones diferentes, muitas vezes caímos na armadilha da instalação de dezenas de aplicativos que pensamos que precisaremos, mas, na realidade, nunca tocamos – e, no final, temos que acabar desinstalando-os mais tarde.

Último recurso: uma bateria portátil

Sim, nós sabemos, uma bateria portátil não resolve a raiz do problema de uma bateria ruim em um telefone, mas resolve o problema de uma bateria fraca. Se você não consegue gerenciar isso durante um dia pesado e não pode gastar tempo conectado em qualquer ponto, você precisa investir em uma bateria móvel.

Há muitas opções que irão carregar o seu Pixel super rapidamente e também os telefones dos seus amigos, como a bateria Anker PowerCore 10 000 mAh, ou esta bateria de 20,100 mAh da Jackery que possui USB-C. Para uma compra relativamente barata, essas baterias podem ser uma ótima solução quando você não puder gastar tempo em uma tomada elétrica.

Faça o teste para avaliar a vida útil da bateria no Pixel e no Pixel XL. Depois disso, me responda uma coisa: alguma dessas dicas ajudou a prolongar sua vida? Deixe-nos saber nos comentários!

você pode gostar também Mais do autor