Dicas: O que avaliar na hora de comprar um novo celular

Quando chega aquele momento em que você decide trocar o seu celular, vem também muitas dúvidas na hora de escolher o modelo, seja na parte das configurações, no design, no preço, entre outros.

E tudo isso é algo bastante comum, e bem aceitável, pois você com certeza procura um aparelho superior ao que você tem atualmente, já que é algo que você vai utilizar diariamente, e quer que ele tenha o melhor desempenho possível.

Para te ajudar nesse momento de indecisão, separamos abaixo algumas dicas para você avaliar melhor os aparelhos do mercado, e tomar uma boa decisão.

1 – Escolha o seu sistema operacional. (Android, IOS, Windows Phone, etc.).

A primeira coisa que você tem que ter em mente, e que facilita bastante no momento de escolher é o sistema operacional que você pretende ter no seu novo aparelho. E o objetivo não é nem observar o melhor do mercado, mas aquele que atende perfeitamente o que você está procurando, a sua necessidade. As três principais do mercado são Android (Google), IOS (Apple) e o Windows Phone (Microsoft), cada uma com seus pontos positivos e suas carências. Pesquise entre os seus amigos em comum qual o que ele utiliza atualmente, e pergunte os prós e contras. Na loja que você optou por fazer sua pesquisa, teste os que estão na amostra, identifique aquele com que você mais se identifica.

2 – Memória.

Esse é, sem dúvida, uma das características do aparelho que você deve prestar bastante atenção no momento de sua pesquisa, pois a memória é fundamental para a qualidade na realização de tarefas. Os aparelhos tem a memória RAM, onde são realizados os processos internos do aparelho, e de acordo com o seu tamanho, vai influenciar diretamente com o desempenho. Se você busca um celular em que possa realizar diversas coisas ao mesmo tempo, ou mesmo gosta de jogos bem pesados, é considerável que você escolha algum que tenha uma boa quantidade.

3 – Câmera.

Esse é um ponto relativo, porém para alguns é algo bastante importante. Se você é daqueles que não liga muito para tirar fotos ou gravar vídeos, já passe para o item abaixo, agora se você é daqueles que gosta de capturar muitos momentos, é bom pegar a ficha técnica do aparelho e ir analisando todas as funções que ela possui, como a quantidade de megapixels, se tem a opção flash, o zoom, entre outros.

4 – Bateria.

Um dos pontos que merecem muita atenção, é a bateria. Com a evolução dos aparelhos, ela foi sendo exigida cada vez mais, então é fácil explicar porque aqueles antigos duravam até dias sem precisar carregar. Quanto mais aplicações e conexões você for utilizando, mais rápido ele vai gastar energia. A capacidade é repassada pelos fabricantes em mAH (miliampére por hora), e é esse número que você deve levar em conta na hora da sua escolha, quando maior, mais a bateria pode durar, e claro que vai depender da forma que você vai utilizar o seu celular.

5 – Pesquise a reputação.

Se você já olhou tudo o que foi dito acima, e mesmo assim continua na dúvida, é hora de analisar como o aparelho foi recebido pelos seus usuários. Uma boa pedida é você ir numa loja online, pesquisar o modelo desejado, e verificar a reputação dele por lá, que muitas vezes é medida através de estrelas e comentários. Outra coisa que também pode evitar futuros problemas, é verificar em sites que tem como função resolver qualquer um que possa surgir, vê a gravidade de todos e verificar se a empresa é rápida na solução. E algo que também pode ser bastante útil é perguntar há algum amigo, ou conhecido, caso tenha o celular que você tanto almeja.

Existem outros temas que também são importantes para você definir a sua próxima compra, porém são bastante pessoais, como a cor do modelo, marca e o preço. Então junte a sua preferência e pegue as nossas dicas para fazer um bom negócio. Caso tenha alguma outra dica, pode compartilhar via comentário, ou mandando como sugestões na página “Contato”.

você pode gostar também Mais do autor