Avaliação

Samsung Galaxy A34: prós e contras; vale a pena comprar?

O Samsung Galaxy A34 surpreende com tela maior, chipset MediaTek e design alinhado aos tops de linha. Explore seus prós, contras e se vale a compra.

No mundo dos smartphones, onde cada lançamento é acompanhado de expectativas e comparações, o Samsung Galaxy A34 surge como uma intrigante proposta. A Samsung, gigante sul-coreana conhecida por inovar e definir tendências, parece ter adotado uma abordagem sutil de evolução em vez de revolução com este modelo. Mas será que essa estratégia rende frutos que justificam o investimento? O Dicas Cel vai mergulhar nos detalhes para descobrir.

Primeiras impressões: Um salto discreto, mas curioso

À primeira vista, pode parecer mais um membro competente da vasta família Galaxy. No entanto, uma olhada mais atenta revela nuances interessantes. A começar pelo tamanho: ele cresceu, ultrapassando até mesmo seu irmão mais caro da linha, o A54. Essa mudança, embora sutil, aponta para uma tendência de maximizar a experiência de tela sem necessariamente inflar o preço.

O design recebeu uma atualização para se alinhar com os modelos mais premium da marca, adotando um visual mais uniforme. A substituição do chipset Exynos por um da MediaTek pode levantar algumas sobrancelhas, questionando se é um upgrade ou uma medida de custo. Em termos de câmera e bateria, a Samsung optou pela continuidade, mantendo as especificações do antecessor. Mas será que essas escolhas se traduzem em um pacote convincente?

Design e conectividade: Mantendo a família unida

O Galaxy A34 ostenta o mesmo DNA de design da linha 2023, com um acabamento todo em plástico que oferece quatro opções de cores vibrantes. A Samsung fez questão de eliminar o bloco em alto relevo que destacava as câmeras, optando por um visual mais sóbrio e integrado. Embora o plástico fosco seja menos nobre que o vidro, ele tem seu charme, especialmente na variante prata com efeito cromático.

A frontal, contudo, parece ter ficado presa no tempo, com o entalhe em forma de gota. Isso, em um lançamento de 2023, soa como um passo atrás, especialmente considerando as margens reduzidas que abrigam uma tela significativamente maior. A Samsung manteve a certificação IP67, um aceno aos que valorizam a durabilidade, mas deixou de lado a atualização na conectividade, mantendo o conjunto sólido, porém esperado.

Experiência de tela e som: Grandiosidade com reservas

A tela é onde a estratégia de “mais por menos” realmente brilha. Com 6,6 polegadas de Super AMOLED e uma taxa de atualização de 120 Hz, a experiência de visualização é imersiva e fluida. No entanto, a ausência de suporte a HDR e a taxa de atualização fixa são pontos que merecem atenção, podendo afetar a satisfação de usuários mais exigentes em termos de multimídia.

O som estéreo adiciona uma camada de imersão, com uma qualidade de áudio equilibrada e potente, mas sem inovações notáveis em comparação com o modelo anterior.

Desempenho e autonomia: Equilíbrio entre poder e eficiência

Adotar o Dimensity 1080 foi uma escolha interessante, posicionando o A34 em um bom patamar de desempenho. O equilíbrio entre a eficiência energética e a capacidade de multitarefas e jogos é notável, apesar do dispositivo esquentar sob uso intenso. A bateria mantém o dispositivo vivo e chutando por mais de um dia facilmente, um feito impressionante considerando as atualizações de tela.

Câmeras: Cores vibrantes para capturas vivas

A Samsung escolheu não mexer muito no conjunto fotográfico, mantendo uma abordagem “se não está quebrado, não conserte”. As cores vibrantes e a boa dinâmica das imagens capturadas com a câmera principal de 48 MP são um testemunho da competência da Samsung nessa área. A remoção da quarta câmera, dedicada ao desfoque, parece uma decisão de simplificação que não compromete a qualidade geral das fotos.

Samsung-Galaxy-A34-5G-Rear-Camera-Placement

Software: Um compromisso com a atualidade

O Galaxy A34 se beneficia enormemente de vir com o Android 13 e a One UI 5.1, prometendo atualizações regulares e uma vida útil prolongada em termos de software. A Samsung claramente quer que seus usuários tenham não apenas um bom hardware, mas também um suporte de software que estenda a relevância do dispositivo ao longo dos anos.

Vale a Pena Comprar o Galaxy A34?

Ele apresenta um pacote intrigante que balanceia conservadorismo com algumas escolhas ousadas. Para os fãs da marca ou aqueles procurando um smartphone confiável e robusto, ele oferece muitos motivos para satisfação. Contudo, as reservas quanto ao design frontal datado e a falta de algumas características de tela e conectividade mais modernas podem fazer alguns usuários ponderarem suas opções.

Em relação a preço, o aparelho pode ser encontrado por menos de R$ 1.300 no Mercado Livre. Já na Amazon, ele está custando menos de R$ 1.500.

Prós:

  • Tela ampla e de alta qualidade;
  • Bom equilíbrio de desempenho e eficiência;
  • Fotografia vibrante e competente.

Contras:

  • Design frontal pode parecer ultrapassado;
  • Ausência de HDR e taxa de atualização fixa na tela;
  • Componentes de conectividade poderiam ser mais inovadores.

Nota de transparência: Amazon, Mercado Livre e o Dicas Cel mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o Dicas Cel pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados foram analisados na data desta publicação, podendo sofrer variação. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Leandro Mendonca

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.