Notícias

Por que não é possível ver a saúde da bateria no Android?

A bateria é o coração pulsante de qualquer smartphone, fornecendo energia vital para todas as tarefas e atividades do dispositivo. No entanto, quando se trata de verificar a saúde da bateria, há uma disparidade notável entre os sistemas operacionais mais populares: iOS, da Apple, e Android, da Google. Enquanto os usuários de iPhone podem facilmente monitorar a saúde de suas baterias, aqueles que optam pelo Android muitas vezes se veem em desvantagem.

Android não oferece método de verificar a saúde da bateria

A Apple estabeleceu um padrão com sua abordagem transparente para informar os usuários sobre a saúde da bateria de seus iPhones. No entanto, no mundo Android, essa praticidade é uma raridade. Quando um iPhone começa a apresentar problemas de desempenho devido à bateria, os usuários podem acessar facilmente as configurações para verificar a saúde da bateria e determinar se é hora de uma substituição. No entanto, no Android, essa tarefa não é tão simples.

Para muitos usuários de dispositivos Android, o problema da saúde da bateria só se torna evidente quando o telefone começa a reiniciar de forma inesperada ou a mostrar falhas no desempenho. E, muitas vezes, fica difícil identificar se a bateria é a culpada ou se há outro problema subjacente. Isso resulta em uma situação em que os usuários podem se ver substituindo um smartphone perfeitamente funcional simplesmente porque não conseguem diagnosticar corretamente o problema.

Uma possível solução no horizonte

O Android Authority, um dos principais veículos de tecnologia, buscou esclarecimentos junto à Google sobre a ausência de uma ferramenta de verificação de saúde da bateria no sistema operacional. No entanto, até o momento, não houve resposta oficial por parte da gigante da tecnologia. Apesar disso, pode haver esperança no horizonte para os usuários do Android.

Uma nova API de integridade da bateria foi identificada na versão beta mais recente do Android 14. Essa API poderia abrir as portas para que aplicativos e fabricantes de dispositivos disponibilizem informações sobre a saúde da bateria de maneira mais acessível e direta para os usuários. Embora não esteja disponível para todos os usuários no momento, a inclusão dessa API sugere que, no futuro, os proprietários de dispositivos Android poderão finalmente ter uma maneira mais fácil e eficaz de monitorar a saúde de suas baterias.

+ 5 Celulares com melhores baterias em 2023

Uma solução da Samsung para usuários do Galaxy

Enquanto aguardam uma solução mais ampla no Android, os proprietários de dispositivos Samsung Galaxy têm a vantagem de uma solução interna. A Samsung desenvolveu um mecanismo para verificar a saúde da bateria que não depende de aplicativos de terceiros. Para utilizar essa ferramenta, os usuários devem fazer o download do aplicativo Samsung Members pela Galaxy Store ou Play Store.

Uma vez instalado, o processo é simples. Basta acessar Configurações > Bateria e Cuidados com o Dispositivo > Diagnósticos > Diagnósticos do Telefone e selecionar a opção “Status da Bateria”. Aqui, os usuários podem obter informações detalhadas sobre a saúde da bateria, oferecendo um vislumbre de como a bateria está se desempenhando ao longo do tempo.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.