Aplicativos

Google aprimora privacidade do Encontre Meu Dispositivo com base na localização

Em uma era em que a privacidade se tornou uma das principais preocupações dos usuários de dispositivos móveis, o Google anunciou uma atualização significativa em sua rede Find My Device (Encontre Meu Dispositivo), visando proporcionar um controle mais abrangente sobre as informações de localização. Essa mudança, inicialmente prevista para o verão, foi adiada para permitir que o Google e a Apple desenvolvessem uma especificação de alerta padronizada para rastreadores indesejados. Agora, enquanto nos aproximamos do lançamento oficial, é hora de examinar em detalhes como essa atualização afetará a maneira como você rastreia seus dispositivos perdidos.

Privacidade em foco

Ciente das preocupações crescentes relacionadas à privacidade, a empresa garante que “a localização de seus dispositivos é criptografada usando o PIN, padrão ou senha de seus dispositivos Android e não é visível para o Google”. No entanto, a empresa também reconhece que alguns indivíduos podem preferir não compartilhar seus dados de localização de maneira alguma. É nesse contexto que as novas configurações de privacidade ganham destaque.

Configurações de privacidade detalhadas

O 9to5Google mostra que as novas configurações de privacidade relacionadas à rede Find My Device oferecem aos usuários quatro opções distintas:

1. Modo desligado

A opção “Modo Desligado” é a mais simples de todas. Ao ativá-la, seu dispositivo não será rastreado se estiver offline, ou seja, sem acesso à internet. Essa abordagem é semelhante à operação atual do aplicativo Find My Device do Google. Quando seu dispositivo Android está online, ele envia sua localização aproximada, mas quando está offline, não é rastreável.

2. Modo sem rede

A opção “Modo Sem Rede” permite que seu dispositivo armazene as últimas localizações conhecidas, mesmo quando não está conectado à internet. Embora seu dispositivo não participe ativamente da rede Find My Device, você ainda poderá usar as informações de localização recentes armazenadas para rastreá-lo.

3. Modo com rede apenas em áreas de alto tráfego

Essa opção é para aqueles que desejam equilibrar privacidade e funcionalidade. Com o “Modo com Rede Apenas em Áreas de Alto Tráfego”, seu dispositivo utilizará a rede somente em locais movimentados, como aeroportos ou áreas urbanas densamente povoadas. Isso significa que suas informações de localização só serão compartilhadas se outros dispositivos na mesma rede detectarem o item perdido. Essa abordagem proporciona um nível adicional de anonimato, pois seus dados são agrupados com os de outras pessoas. No entanto, pode limitar a eficácia da rede em áreas menos movimentadas.

4. Modo com rede em todas as áreas

Se você optar pelo “Modo com Rede em Todas as Áreas”, seu dispositivo usará a rede Find My Device em todas as localizações, independentemente do nível de tráfego. Isso significa que seu dispositivo Android poderá relatar a localização de um item perdido, mesmo que ninguém mais o tenha encontrado. Essa opção oferece a máxima funcionalidade, mas também pode comprometer um pouco mais a privacidade.

+ Google aprimora o Lookout com IA visando a acessibilidade

Lançamento aguardado

As novas configurações de privacidade na rede Google Find My Device proporcionam aos usuários um controle sem precedentes sobre como desejam compartilhar suas informações de localização.

À medida que nos aproximamos do lançamento oficial da rede Find My Device, aguardamos com expectativa mais informações sobre as considerações de segurança que o Google levou em conta ao projetá-la. Fique atento para mais atualizações sobre essa novidade que está prestes a chegar ao mundo dos dispositivos Android.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.