Aplicativos

Google aprimora o Lookout com IA visando a acessibilidade

O Google está mais uma vez na vanguarda da acessibilidade digital com uma atualização em seu aplicativo Lookout. Agora, o Lookout, que tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência visual, incluindo cegos e pessoas com baixa visão, acaba de receber aprimoramentos impulsionados pela inteligência artificial (IA) para fornecer descrições de imagens ainda mais detalhadas e precisas.

Uma nova era de acessibilidade visual

Desenvolvido pela gigante das buscas, há muito tempo é um aliado fundamental para a comunidade de deficientes visuais. Com a nova atualização, o aplicativo dá um passo adiante, permitindo que os usuários obtenham informações detalhadas sobre imagens, mesmo quando estas não possuem legendas ou textos alternativos, mostra o CNET. Isso significa que agora é possível compreender a essência de uma imagem com muito mais clareza e profundidade.

A magia da IA por trás das descrições de imagens

O segredo por trás desse avanço está na aplicação inteligente da IA. Ao enviar uma imagem para o Lookout, os usuários receberão informações detalhadas sobre o conteúdo da imagem. Essas descrições não apenas tornam a experiência mais enriquecedora para os deficientes visuais, mas também têm potencial para beneficiar a todos os usuários em várias situações.

Interagindo com as imagens

A atualização não se limita apenas a fornecer descrições. Ela também permite que os usuários façam perguntas adicionais sobre as imagens, seja digitando ou usando sua voz. Isso abre um novo mundo de possibilidades, permitindo uma compreensão ainda mais profunda do que está sendo exibido nas imagens.

Utilização versátil

O novo recurso de Perguntas e Respostas sobre Imagens não está restrito a um tipo específico de imagem. Ele pode ser aplicado a fotos de mídias sociais que não possuem texto alternativo, imagens compartilhadas em bate-papos em grupo ou fotos armazenadas na galeria pessoal do usuário. Isso torna o Lookout uma ferramenta ainda mais versátil e essencial para a vida cotidiana.

Disponibilidade e expansão global

O recurso de Perguntas e Respostas sobre Imagens já está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, com suporte exclusivo para o idioma inglês. No entanto, a Google tem planos ambiciosos para expandir essa funcionalidade para uma audiência global. Esse passo cuidadosamente planejado visa garantir que pessoas de diferentes culturas e idiomas possam aproveitar ao máximo essa inovação.

Suporte a mais idiomas

Além disso, o Lookout está se tornando ainda mais inclusivo, adicionando suporte para 11 novos idiomas, incluindo chinês, japonês e coreano. Agora, o aplicativo abrange um total de 34 idiomas, abrindo as portas da acessibilidade a um público ainda mais amplo.

A busca contínua por acessibilidade digital

O Lookout faz parte de uma série de iniciativas do Google para tornar a tecnologia mais acessível. Nos últimos anos, a empresa lançou projetos como o Projeto Relate, Live Transcribe e Sound Notifications, destinados a atender às necessidades de diferentes comunidades, incluindo aquelas com deficiências de fala e auditiva. A empresa também está comprometida em melhorar a acessibilidade em dispositivos, como o lançamento de recursos especiais para os telefones Pixel.

+ Google anuncia evento de lançamento para outubro com expectativa de surpresas

Avanços na indústria de tecnologia

A Google não está sozinha na busca por uma tecnologia mais inclusiva. Outras gigantes da tecnologia, como a Apple e a Amazon, também têm lançado atualizações e recursos para melhorar a acessibilidade em seus produtos. A Apple, por exemplo, introduziu o recurso “Detecção de Pessoas” e o Live Captions para facilitar a comunicação e o consumo de conteúdo por pessoas com deficiência auditiva.

Um futuro mais acessível

À medida que a tecnologia avança, a busca por acessibilidade digital também continua a se expandir. Com a introdução do recurso de Perguntas e Respostas sobre Imagens, o Google está reforçando seu compromisso em tornar a tecnologia acessível a todos, independente de suas necessidades. Essa atualização representa um passo significativo na direção de um mundo mais inclusivo, onde todos possam desfrutar plenamente dos benefícios da tecnologia.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.