Dicas

Como deixar o seu Android mais seguro: tutoriais e dicas

O Android é o sistema operacional mais popular para dispositivos móveis do mundo, e isso o torna um alvo atraente para cibercriminosos. A segurança do seu Android deve ser uma prioridade, uma vez que ele armazena uma grande quantidade de informações pessoais e sensíveis. Venha conhecer algumas dicas e truques para tornar o seu Android mais seguro, juntamente com sugestões de aplicativos confiáveis que podem ajudar a proteger seu dispositivo.

Mantenha o sistema atualizado

Manter o sistema operacional atualizado é fundamental para a segurança do seu dispositivo. As atualizações frequentemente incluem correções de segurança essenciais para proteger seu dispositivo contra ameaças conhecidas. Para verificar se há atualizações:

  1. Acesse as “Configurações” do seu dispositivo.
  2. Role para baixo e selecione “Sistema” ou “Sobre o telefone“.
  3. Toque em “Atualizações do sistema” ou uma opção similar.
  4. Se houver uma atualização disponível, siga as instruções para instalá-la.

Use um bloqueio de tela seguro

Proteger o acesso físico ao seu dispositivo é a primeira linha de defesa contra intrusos. Configure um método de bloqueio de tela seguro, como PIN, senha, padrão, reconhecimento facial ou impressão digital. Para ativar isso:

  1. Vá para “Configurações“.
  2. Toque em “Segurança” ou “Tela de Bloqueio e Segurança“.
  3. Selecione “Tipo de Bloqueio de Tela” e siga as instruções para configurar um método de bloqueio.

Baixe aplicativos apenas da Google Play Store

A Google Play Store é a fonte mais segura para baixar aplicativos. Evite instalar aplicativos de fontes desconhecidas, pois isso pode expor seu dispositivo a riscos. A verificação de aplicativos do Google Play protege contra aplicativos maliciosos automaticamente.

Ative a verificação de Apps

O Android possui uma ferramenta integrada chamada “Verificação de Apps” que verifica periodicamente os aplicativos instalados em busca de ameaças. Para ativá-la:

  1. Vá para “Configurações“.
  2. Toque em “Segurança” ou “Segurança e Localização“.
  3. Selecione “Verificação de Apps” ou “Proteção contra ameaças“.
  4. Ative a opção.

Utilize uma VPN

Uma VPN (Virtual Private Network) pode proteger sua conexão à internet, tornando-a mais segura e privada, especialmente em redes Wi-Fi públicas. Existem várias opções de aplicativos VPN confiáveis disponíveis, como NordVPN, ExpressVPN e CyberGhost.

  1. Baixe e instale um aplicativo VPN da Google Play Store.
  2. Siga as instruções do aplicativo para configurar e ativar a VPN.

Revise e gerencie as permissões dos aplicativos

Alguns aplicativos podem solicitar permissões excessivas que podem representar riscos à sua privacidade. É importante revisar e gerenciar essas permissões:

  1. Acesse “Configurações“.
  2. Toque em “Apps” ou “Aplicativos“.
  3. Escolha um aplicativo.
  4. Toque em “Permissões” e ajuste as configurações conforme necessário.

Criptografe seu dispositivo

A criptografia de dados protege suas informações em caso de perda ou roubo do dispositivo. Para criptografar seu Android:

  1. Vá para “Configurações“.
  2. Toque em “Segurança” ou “Segurança e Localização“.
  3. Selecione “Criptografar telefone” ou “Criptografar dispositivo” e siga as instruções.

Faça backup regularmente

Fazer backup dos dados é uma medida importante para evitar a perda de informações pessoais. Você pode usar o Google Drive para fazer backup de dados importantes, como contatos, fotos e documentos.

  1. Acesse “Configurações“.
  2. Toque em “Sistema” e selecione “Fazer backup“.
  3. Ative a opção “Fazer backup dos meus dados“.

Em smartphones Samsung o processo é o seguinte:

  1. Acesse “Configurações“.
  2. Toque em “Contas e backup“.
  3. Ative a opção “Fazer backup dos dados“.

Aplicativos de segurança recomendados

Aqui estão alguns aplicativos de segurança confiáveis que podem ajudar a proteger seu dispositivo Android:

1. Bitdefender Antivírus Free

O Bitdefender oferece proteção contra malware, incluindo varreduras em tempo real e verificação de aplicativos. É leve e não consome muitos recursos do sistema.

2. NordVPN

NordVPN é uma VPN confiável que criptografa sua conexão à internet, protegendo sua privacidade enquanto navega na web.

3. LastPass

O LastPass é um gerenciador de senhas seguro que pode ajudá-lo a criar e armazenar senhas fortes para suas contas online.

4. Find My Device (Encontre Meu Dispositivo)

Este aplicativo da Google ajuda você a localizar, bloquear e apagar remotamente o seu dispositivo em caso de perda ou roubo.

5. NetGuard

NetGuard é um firewall de aplicativos que permite controlar quais aplicativos têm acesso à internet, aumentando sua privacidade.

+ iPhone 15 e Android: compartilhamento de energia facilitado pelo USB-C

Mantenha-se atualizado

A segurança do seu dispositivo Android é fundamental para proteger suas informações pessoais e evitar ameaças cibernéticas. Siga as dicas mencionadas acima e use os aplicativos recomendados para garantir que seu Android permaneça seguro. Lembre-se de que a segurança é uma responsabilidade contínua, portanto, mantenha-se atualizado com as melhores práticas de segurança cibernética e esteja sempre atento às ameaças em evolução. Com as medidas adequadas, você pode desfrutar de uma experiência segura e tranquila no seu dispositivo Android.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.