Notícias

iPhone 15 e Android: compartilhamento de energia facilitado pelo USB-C

Desde a sua inovação em 2015, quando os smartphones Android introduziram o conector USB-C, uma característica notável tem se destacado: a capacidade de utilizar o dispositivo como uma espécie de banco de energia portátil, capaz de carregar outros dispositivos. Essa funcionalidade muito apreciada pelos usuários de robozinho, está prestes a se tornar ainda mais inclusiva. Com a recente adoção do USB-C pelo tão aguardado iPhone 15, está se tornando realidade a possibilidade de compartilhar energia entre smartphones Android e iPhones, abrindo novas possibilidades de conectividade.

Evolução na conectividade

O USB-C mudou a forma como interagimos com nossos dispositivos eletrônicos. Sua capacidade de transmissão de energia e dados em alta velocidade o tornou um padrão universal na indústria de tecnologia. Desde sua implementação em smartphones Android, tem sido possível usar a bateria do telefone para carregar outros dispositivos, como tablets, fones de ouvido sem fio e até mesmo outros smartphones.

O USB-C no iPhone 15

A grande notícia é que a série mais recente da Apple finalmente adotou, encerrando uma longa era de dependência do conector Lightning. Essa mudança representa mais do que apenas uma simples transição de cabo – ela abre portas para uma maior compatibilidade entre dispositivos. A inclusão significa que agora, finalmente, os proprietários de iPhones também podem compartilhar sua energia com dispositivos Android, estabelecendo um novo nível de interconectividade.

Imagem: Apple

O experimento que comprova a conexão

A funcionalidade do iPhone 15 para compartilhamento de energia com dispositivos Android foi recentemente comprovada em um experimento realizado pelo PetaPixel como mostra o 9to5Google. No experimento, um cabo USB-C foi usado para conectar um Google Pixel Fold a um iPhone 15. O resultado foi impressionante: assim que o cabo foi conectado, o 15 imediatamente começou a fornecer energia ao Pixel, demonstrando a eficácia dessa nova funcionalidade.

A limitação dos cabos USB-C para Lightning

É importante destacar que o compartilhamento de energia é possível apenas com a utilização de cabos USB-C em ambos os dispositivos. Tentar usar um cabo USB-C para Lightning, mesmo com a função de compartilhamento ativada, não permitirá que um iPhone mais antigo carregue um smartphone Android. Portanto, a compatibilidade total depende do uso do cabo correto.

+ Xiaomi série 14 pode vir com base de 12GB/256GB e preço mais acessível

Quando utilizar o compartilhamento de energia

Você pode estar se perguntando em que situações essa funcionalidade seria realmente útil. A verdade é que não é uma característica amplamente utilizada no dia a dia, mas pode ser um salva-vidas em certas situações. Ter a capacidade de usar seu 15 para fornecer energia a outro dispositivo pode ser extremamente conveniente em momentos de emergência, quando você não tem acesso a uma fonte de energia convencional. No entanto, é importante lembrar que o compartilhamento de energia consome a bateria do seu próprio dispositivo, então use com moderação.

Outra aplicação prática é o carregamento de acessórios durante viagens. Você pode usar para recarregar fones de ouvido, relógios inteligentes ou até mesmo a bateria de reserva do seu tablet enquanto estiver em trânsito. Isso elimina a necessidade de carregar múltos carregadores e cabos, simplificando a sua vida durante viagens.

Interação entre dispositivos

A adição do USB-C ao iPhone 15 representa uma mudança significativa na forma como os dispositivos móveis interagem entre si. Essa funcionalidade não apenas melhora a conectividade entre iPhones e smartphones Android, mas também destaca a tendência crescente de sincronização entre os dois principais ecossistemas móveis. A era em que os dispositivos estavam restritos a seus próprios universos está chegando ao fim, e os usuários podem esperar uma experiência móvel ainda mais versátil e integrada no futuro.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.