AplicativosNotícias

WhatsApp adiciona bloqueio de prints na foto de perfil

O WhatsApp introduziu uma nova medida de segurança em sua versão para Android, impedindo usuários de realizar capturas de tela das fotos de perfil, com o objetivo de aumentar a proteção da privacidade dos usuários e combater a clonagem de perfis.

Em uma era onde a privacidade digital é uma preocupação crescente, o WhatsApp deu um passo significativo para fortalecer a segurança dos usuários. A plataforma, pertencente à Meta, introduziu uma funcionalidade crucial que impede a realização de capturas de tela das fotos de perfil dos usuários em dispositivos Android. Esta medida visa aprimorar a proteção da identidade e reduzir riscos associados à clonagem de perfis, um problema que tem se tornado cada vez mais comum.

Entendendo a Nova Função de Segurança

A atualização mais recente, versão 2.24.4.76, disponível na Google Play Store, introduz a proibição de screenshots das imagens principais utilizadas nos perfis dos contatos. Quando tentado, o usuário se depara com uma mensagem explicativa, informando sobre a restrição. Essa mudança acompanha a tendência de incremento de funções voltadas à privacidade e segurança na plataforma.

O impedimento de capturas de tela não é novidade completa; já existia para fotos e vídeos enviados como temporários. Contudo, a expansão desta funcionalidade para as fotos de perfil marca um avanço significativo na abordagem do aplicativo em relação à segurança do usuário.

WhatsApp fora do ar
Foto: Reprodução

Impactos na Segurança Digital

A proibição de screenshots das fotos de perfil tem o potencial de mitigar a incidência de crimes digitais, como a clonagem de perfis. Criminosos frequentemente replicam contas, utilizando-se das imagens de perfil para criar versões falsas e enganar amigos ou familiares das vítimas em potenciais golpes.

Além disso, a medida serve como uma barreira adicional contra a disseminação não autorizada de imagens pessoais, garantindo que somente indivíduos com acesso direto ao número de telefone do usuário possam visualizar a foto de perfil em alta resolução.

Limitações e Considerações Futuras

A funcionalidade, por enquanto, está disponível exclusivamente para a versão Android do aplicativo. Fotos de perfil em páginas de grupos ainda podem ser capturadas, e plataformas como o WhatsApp Web e o aplicativo para iOS aguardam implementações similares.

Importante ressaltar que, apesar do bloqueio de screenshots diretos da foto de perfil, o perfil como um todo — incluindo a miniatura da foto — ainda pode ser capturado em tela. Isso indica que, embora a nova funcionalidade seja um avanço significativo, ainda existem áreas que necessitam de atenção para uma proteção mais abrangente.

Personalização da Visibilidade da Foto de Perfil

Para usuários que desejam um controle ainda maior sobre quem pode visualizar suas fotos de perfil, o WhatsApp oferece opções de personalização de privacidade. Acessando as configurações de privacidade do aplicativo, é possível determinar se todos os usuários, apenas os contatos adicionados ou ninguém podem ver a foto de perfil.

Outras Medidas de Segurança e Privacidade

O aplicativo tem introduzido diversas outras funcionalidades focadas na segurança e privacidade dos usuários. Entre elas, destaca-se a opção de esconder conversas, a utilização de um nome de usuário alternativo e o envio de mensagens de voz que podem ser ouvidas apenas uma vez.

Outra opção que foi adicionada recentemente foi a de pesquisar mensagens por data. Algo que facilita a procura por momentos específicos.

Fonte
Android Police

Leandro Mendonca

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.