Sistemas

Samsung One UI 6 introduz o “Bloqueador Automático”

Com a chegada da atualização One UI 6, a Samsung, está trazendo recursos que melhoram a segurança do seu Galaxy. A atualização, agora disponível para uma série de dispositivos, traz o “Bloqueador Automático”. Um recurso que promete mais segurança e controle para os usuários.

Maior controle sobre a segurança

Essa é uma adição significativa à já robusta segurança dos dispositivos Galaxy. Com essa funcionalidade, os usuários agora têm o poder de ativar ou desativar o “sideloading” de aplicativos, oferecendo um controle extra sobre as instalações de software não autorizado.

O sideloading, que é a prática de instalar aplicativos de fontes não oficiais, sempre foi uma característica marcante dos dispositivos Android. Isso permite que os usuários personalizem seus dispositivos e acessem uma ampla variedade de aplicativos que não estão disponíveis nas lojas oficiais, como a Google Play Store. No entanto, essa liberdade também pode trazer riscos, já que aplicativos de fontes não verificadas podem ser portadores de malware e representar ameaças à segurança do dispositivo.

Proteção contra ameaças de engenharia social

O Bloqueador também se destaca por proteger contra ameaças de engenharia social, como o phishing de voz. Isso é particularmente relevante em um mundo onde cibercriminosos tentam persuadir os usuários a instalarem aplicativos maliciosos. Ao desativar o sideloading, ajuda a manter o seu dispositivo seguro contra essas tentativas de ataque, proporcionando uma experiência mais tranquila.

Personalização e liberdade

Uma característica notável do Bloqueador Automático é que ele não impõe restrições rígidas. Os usuários que desejam continuar a utilizar o sideloading de forma segura podem fazê-lo com facilidade, uma vez que o Bloqueador Automático vem desativado por padrão. Isso significa que você mantém o controle sobre o seu dispositivo, enquanto ainda desfruta da liberdade de personalização que o Android oferece.

Verificações de segurança adicionais

Além da opção de desativar o sideloading, oferece uma série de controles adicionais, incluindo a capacidade de ativar verificações de segurança de aplicativos. Isso é particularmente útil quando você precisa usar cabos USB públicos, como os encontrados em estações de carregamento de aeroportos. Com essa funcionalidade, o seu dispositivo estará mais protegido contra a instalação de software prejudicial via cabo USB.

Message Guard atualizado

A Samsung também aprimorou o “Message Guard”, que é uma espécie de “sandbox” de segurança. Essa tecnologia evita que códigos maliciosos acessem os arquivos do seu telefone ou interajam com o sistema operacional. Inicialmente disponível apenas para aplicativos da Google e Samsung, agora se estende a aplicativos de terceiros, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e outros. Isso garante que todos os aplicativos recebidos sejam verificados em busca de malware e processados em um ambiente controlado antes de serem permitidos no armazenamento do dispositivo.

Imagem: Samsung

+ One UI 6: data de lançamento, recursos e compatibilidade

Disponibilidade e acesso

O Bloqueador Automático já está disponível em dispositivos da série Galaxy S23 que foram atualizados para o One UI 6. Os usuários podem encontrar esse recurso nas configurações de seus dispositivos. Além disso, a Samsung planeja disponibilizar essa atualização para outros dispositivos nos próximos dias, à medida que a atualização estiver mais amplamente disponível.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.