Notícias

Samsung encerrará atualizações a quatro celulares populares; saiba quais

No início deste mês, a Samsung divulgou sua decisão de encerrar o suporte de atualizações de software para quatro de seus modelos de smartphones. A notícia veio à tona com a divulgação do pacote de segurança de março, revelando que os dispositivos afetados são o Galaxy Note 10 Lite, Galaxy S10 Lite, Galaxy A71 e Galaxy A02.

Ao analisar a lista de dispositivos contemplados com o mais recente patch de segurança, os usuários foram surpreendidos ao perceber que esses quatro modelos não receberão mais atualizações. O encerramento do suporte destaca uma prática comum na indústria, onde dispositivos mais antigos, que já não estão recebendo atualizações significativas do sistema operacional, eventualmente são deixados de lado.

Os usuários dos modelos mencionados, que já estavam cientes de que seus dispositivos não receberiam mais atualizações do Android, agora têm a confirmação oficial por parte da Samsung. No entanto, a empresa deixa uma pequena porta aberta ao mencionar a possibilidade de liberação de correções críticas se uma falha de segurança for detectada no Android ou na interface One UI. Contudo, as chances disso acontecerem são consideradas mínimas, dada a obsolescência desses modelos.

É crucial destacar que nem todas as variantes dos modelos Galaxy A71 e Galaxy A02 foram incluídas nessa medida. O Galaxy A71 5G e o Galaxy A02s ainda estão programados para receber pacotes de segurança ao longo deste ano, apesar de ficarem excluídos das atualizações para novas versões do Android.

Perigos de celulares desatualizados

Do ponto de vista da segurança, manter dispositivos que não recebem mais atualizações pode representar um risco significativo. Com o rápido avanço das tecnologias e as constantes ameaças cibernéticas, dispositivos desatualizados tornam-se alvos mais fáceis para possíveis explorações de vulnerabilidades.

Os especialistas em segurança digital e tecnologia recomendam que os usuários considerem seriamente a possibilidade de efetuar um upgrade para modelos mais recentes que continuem a receber suporte de atualizações. Isso não apenas garante a proteção contra ameaças potenciais, mas também proporciona acesso a melhorias contínuas de desempenho e novos recursos oferecidos pelas atualizações de software.

A decisão da Samsung de encerrar o suporte para esses quatro modelos não é isolada, e outras fabricantes de smartphones também adotam políticas semelhantes para garantir a eficiência na alocação de recursos de desenvolvimento. Portanto, os usuários são incentivados a ficarem atentos às comunicações oficiais das fabricantes e a considerarem a longevidade do suporte ao escolherem seus dispositivos.

Leandro Mendonca

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.