Nubank anuncia recurso de ‘resgate planejado’ com rendimentos de até 118% do CDI

A conta do Nubank está sempre evoluindo para ser cada vez mais completa – afinal, a missão da empresa “é acabar com a burocracia da sua vida financeira e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro”.

Para ajudar e incentivar os clientes a se planejarem financeiramente, o Nubank lançou a opção Resgate Planejado, que ainda está em fase de testes.

O Resgate Planejado permite escolher uma data específica para resgatar um dinheiro que você deixou guardado – o rendimento vai depender do período escolhido para retirar o valor.

A opção fica dentro da já conhecida função Guardar Dinheiro, lançada em 2019, que separa o seu dinheiro do dia a dia, que você usa para transferências e débito, daquele que você pretende economizar ou guardar.

Abaixo, respondemos tudo sobre a nova função da Nuconta:

O que é a função Resgate Planejado?

É uma nova função dentro da Conta do Nubank que permite aos clientes melhor organização do seu dinheiro. Ela é ideal para aquelas quantias que você sabe que não precisará mexer no curto prazo – e pode deixar rendendo por mais tempo, a uma taxa melhor.

Com o Resgate Planejado, quanto maior o tempo que você escolhe para deixar o dinheiro guardado, maior será o rendimento.

Dentro da nova opção, que ainda está em fase de testes, os clientes poderão escolher uma data de resgate de até dois anos, contada a partir da data de depósito. O rendimento segue uma curva crescente – ou seja, aumenta – conforme o tempo guardado também aumenta. Para a data máxima de resgate, de dois anos, o rendimento pode ser de 118% do CDI.

Não existe um valor mínimo para guardar dinheiro usando a função Resgate Planejado e todos os depósitos têm uma cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) de até R$ 250 mil por CPF.

É importante dizer que, nesta primeira fase de testes, todo o dinheiro dentro da função Resgate Planejado não poderá ser resgatado antes da data escolhida pelo usuário. Por isso, ter um planejamento é essencial.

Como funciona a opção Resgate Planejado?

O Resgate Planejado funciona de maneira simples: basta selecionar a quantia que você deseja guardar usando essa opção e a data de resgate. Isso pode ser feito dentro da função Guardar Dinheiro, que você pode acessar no painel da conta do Nubank, dentro do app.

O passo a passo para guardar dinheiro com a opção Resgate Planejado é:

  • Entrar na função Guardar Dinheiro, dentro do painel da conta do Nubank;
  • Digitar o valor que você deseja guardar;
  • Selecionar uma das opções de datas apresentadas, cada uma com um rendimento diferente;
  • E confirmar a operação com a sua senha de 4 dígitos.
  • E pronto! Na data de resgate escolhida no momento do depósito, o dinheiro será disponibilizado automaticamente no saldo da opção Guardar Dinheiro.

Lembrando: neste primeiro momento, não será possível resgatar os valores antes do prazo. Por isso, se planeje bem antes de escolher essa opção.

E se eu precisar resgatar o dinheiro?

Por enquanto, não é possível resgatar o dinheiro antes da data escolhida no momento do depósito. Por isso, se planejar financeiramente antes de guardar é essencial – e, caso você não tenha como saber se precisará ou não do valor guardado em algum momento, recomendamos que você escolha a opção Guardar Dinheiro, onde seu dinheiro fica disponível a qualquer momento.

Quanto rende o dinheiro guardado na opção Resgate Planejado?

A opção Resgate Planejado rende mais do que 100% do CDI, mas o valor depende do tempo escolhido para o resgate e das condições do mercado. Mas fique tranquilo: o rendimento selecionado na hora do depósito é o que vale para todo o prazo escolhido. Neste momento de testes, o rendimento pode ser de até 118% do CDI para o prazo de dois anos.

Como é cobrado o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é cobrado automaticamente sobre os rendimentos na data de resgate do seu depósito. Ou seja: você só paga imposto sobre o que render, e não sobre o valor que depositar.

É importante lembrar que, quando você guarda dinheiro usando a função Resgate Planejado, é como se você fizesse um novo depósito na conta do Nubank. Por isso, o Imposto de Renda será cobrado sobre o período que você escolheu deixar seu dinheiro dentro da opção Resgate Planejado.

As porcentagens (alíquotas) do Imposto de Renda são iguais às do demais depósitos na conta do Nubank: quanto mais tempo o dinheiro fica na conta, menor é a cobrança. É a chamada tributação regressiva: ela começa em 22,5% para retiradas feitas em até 180 dias do depósito e termina em 15%, para retiradas a partir de 721 dias.

Quem tem acesso à função?

Por enquanto, a fintech segue testando essa funcionalidade com alguns membros da NuCommunity. Em breve, ela deve estar disponível para todos os clientes da conta do Nubank.

você pode gostar também Mais do autor