É hoje, galera! Começa hoje (22) a exposição “Nirvana: Taking Punk to the Masses”, no Museu Histórico Nacional, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro. A iniciativa é promovida pela Samsung Rock Exhibition, série inteiramente dedicada às exposições de rock e cultura pop, patrocinada pela Samsung, em parceria com o Ministério da Cultura e realização do Instituto Dançar. A mostra estará aberta ao público até 22 de agosto. A partir dessa data a exposição será transferida para São Paulo.
O projeto faz parte do calendário 2017 do Samsung Conecta, que oferece experiências únicas, na música e no esporte, para os consumidores brasileiros. Durante a mostra, os visitantes têm a oportunidade de ver mais de 200 peças entre instrumentos icônicos, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, itens pessoais dos integrantes da banda, cartazes, entre outras peças dos maiores ícones do rock dos anos 90. A exposição já alcançou mais de três milhões de visitantes nos seis anos que ficou em cartaz em Seattle.
O projeto que tem como curador Jacob McMurray, sai pela primeira vez do The Museum of Pop Culture (MoPOP) de Seattle, epicentro cultural dos Estados Unidos, e aterrissa no Brasil. A exposição narra detalhadamente o processo criativo do disco In Utero, o último da banda, a morte de Kurt Cobain, em 1994, além de um mural com os 21 discos que fazem parte do acervo pessoal do baixista Krist Novoselic.
“O nosso objetivo é proporcionar uma experiência única aos brasileiros de reviver, por meio dessa exposição, os melhores momentos de uma das maiores bandas de rock do mundo, o Nirvana”, afirma Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil.
Histórico
A ascensão do Nirvana se deu em 1989, com seu característico som agressivo do punk rock, energizado pelo metal e hard rock, quando lançou o primeiro disco intitulado “Bleach”. Durante a turnê de lançamento, Chad Channing foi substituído por Dale Crover e, posteriormente, por Dan Peters. O Nirvana encontrou então seu baterista definitivo, Dave Grohl e, a partir desde momento, a banda cresceu meteoricamente. O segundo álbum, intitulado “Nevermind”, saiu pelo selo DGC em 1991, recheado de riffs marcantes e com o grande clássico “Smells Like Teen Spirit”, se tornando um dos discos mais vendidos até os dias de hoje.
A banda teve uma extensa rotina de shows em sequência, muitas vezes em estádios lotados, inclusive no extinto Hollywood Rock Festival, no Rio de Janeiro, em 1993, tocando para mais de 35 mil pessoas. Naquele ano, o Nirvana voltou ao estúdio para gravar “In Utero”, outro álbum com excelentes composições como “Serve the Servants”.
Em 8 de abril de 1994, com a morte de Kurt Cobain, a banda encerrou suas atividades, mas sua música permaneceu viva. No final do mesmo ano, Dave e Krist lançaram o disco “Unplugged in New York”, com a histórica apresentação para a MTV e, dois anos depois, lançaram um especial ao vivo do grupo, “The Muddy Banks of the Wishkah”, com sucessos executados em shows pelo mundo.
Serviço
Museu Histórico Nacional
End.: Praça Mal. Âncora, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Exposição: de 22 de junho a 22 de Agosto.
Ingressos:
R$25,00 de terça a quinta-feira (R$12,50 meia entrada)
R$35,00 de sexta a domingo (R$17,50 meia entrada)
Horários de visitação: de terça a sexta, das 10h às 17:30h | Sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h
Classificação: 16 anos
Período: 22/6 a 22/8
Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Newsroom da Samsung Brasil em http://news.samsung.com/br.