Uma enorme fatia de nossa infância digital é dirigida para o bloco de cortar comercial de acordo com as próximas notas da grande atualização do Windows 10: finalmente é hora de dizer adeus ao Microsoft Paint.
Milhões em todo o mundo usaram o programa de PC básico para tudo, desde coisas bobas até trabalhos de corte e colar de escritório de emergência há décadas, mas o software básico de arte, ao que parece, já não faz parte da visão da Microsoft para o Windows.
A primeira versão do programa foi lançada há cerca de 32 anos, enviada de volta em 1985 com o Windows 1.0, quando você não conseguia salvar suas criações precipitadas como JPEGs (tivemos que esperar até o Windows 98 para esse recurso).
No entanto, apesar das inúmeras atualizações, o serviço manteve-se bastante como “luz característica” com o que uma vez era refrescantemente simples, cada vez mais aparentemente fora de progresso diante de alternativas gratuitas cada vez mais complexas, como o Paint.net.
A Microsoft apresentou o Paint 3D em abril, que tem ferramentas tridimensionais de criação de imagens, bem como 2D rudimentares, mas é um programa separado inteiramente.
A Microsoft sinalizou em notas para a Atualização de Criadores de Outono para o Windows 10 que o Paint “não está em desenvolvimento ativo e pode ser removido em versões futuras”. Não está claro quando o programa realmente desaparecerá, mas seu fim está próximo.
O Outlook Express também compartilha o destino da Paint, e será removido na atualização quando chegar em algum momento neste outono.
Enquanto o conjunto de ferramentas minimalista da Paint, alguns artistas digitais conseguiram nos trazer excelentes imagens usando o programa, especialmente nos últimos anos. O que será de Jim’ll Paint It agora?!