Os entusiastas da Apple e fãs de tecnologia aguardavam ansiosamente o lançamento dos novos iPhones, e o iPhone 15 Pro não decepcionou. Equipado com o chip A17 Pro, fabricado usando a avançada tecnologia de 3 nanômetros, este dispositivo prometeu um aumento significativo no desempenho em relação ao seu antecessor, o A16 Bionic. Agora, com os resultados do Geekbench, podemos entender melhor o que esse chip é capaz de fazer.
Desempenho do A17 Pro
Ele tem se destacado desde o seu anúncio. A Apple já havia afirmado que este novo chip era até 20% mais rápido do que o A16 Bionic, mas agora temos números concretos para respaldar essa afirmação. O Geekbench, uma plataforma renomada para testes de desempenho de CPU, lançou os resultados do A17 Pro, e os números são impressionantes.
A17 Pro vs. A16 Bionic
Conforme anunciado pela Apple, o A17 Pro possui uma GPU que supera em 20% a do A16 Bionic do ano anterior, enquanto a CPU é 10% mais veloz. Os resultados do Geekbench confirmam essas afirmações. O A17 Pro alcançou a impressionante pontuação de 2914 pontos em single-core e 7199 pontos em multi-core. Isso representa um aumento de cerca de 13% na pontuação multi-core em comparação com o A16 Bionic.
Um avanço notável em relação ao A15 Bionic
Mas o verdadeiro destaque é a comparação com chips anteriores mostra o 9to5Mac, como o A15 Bionic encontrado no iPhone 13. O A17 Pro supera o A15 em um incrível 40%. Além disso, ele se aproxima do desempenho multi-core do chip M1 da Apple, utilizado em Macs e iPads.
Comparando os resultados do Geekbench:
- A15 Bionic: 2183 pontos em single-core | 5144 pontos em multi-core
- A16 Bionic: 2519 pontos em single-core | 6367 pontos em multi-core
- A17 Pro: 2914 pontos em single-core | 7199 pontos em multi-core
- M1: 2223 pontos em single-core | 7960 pontos em multi-core
Uma mudança bem-vinda
Além do desempenho, os resultados também confirmam uma melhoria em termos de memória RAM. Os novos telefones contam agora com 8GB de RAM, em comparação com os 6GB encontrados nos modelos do ano anterior. Essa informação já havia sido compartilhada por fontes anteriores, que também revelaram que o iPhone 15 e 15 Plus mantêm seus 6GB de RAM.
Eficiência em destaque
Embora o A17 Pro não seja consideravelmente mais rápido que o A16 Bionic, ele traz várias melhorias notáveis. A arquitetura de 3 nanômetros torna o chip mais eficiente, reduzindo o consumo de energia e, consequentemente, aumentando a vida útil da bateria do iPhone. O A17 Pro também vem com suporte para ray tracing, o que resulta em gráficos 3D aprimorados, e decodificação de hardware do codec AV1.
+ iPhone 15 vs. iPhone 14: as principais diferenças
Velocidades de transmissão mais rápidas
Outro detalhe relevante é que apenas o chip possui um controlador USB 3, possibilitando velocidades de transmissão de dados mais rápidas quando utilizado com um cabo USB-C compatível.
A performance da nova GPU ainda carece de detalhes específicos, mas é apenas questão de tempo até que saibamos mais sobre ela.