Análises

iPhone 12: vale a pena em 2024? Confira a análise

Entrando em 2024, a galera que tá de olho num novo smartphone da Apple pode estar se perguntando: vale a pena pegar um iPhone 12 agora? Afinal, com a chegada de modelos mais novos, sempre rola aquela dúvida sobre investir num celular que já não é o último grito da moda tecnológica. E quando a gente coloca na balança o 12 e o 13, a coisa fica ainda mais interessante. Vamos mergulhar nesse debate, comparando não só preços, mas também o que cada um tem a oferecer.

Comparativo Técnico: iPhone 12 vs. iPhone 13

No ringue dos smartphones da Apple, o confronto entre o 12 e o 13 é mais equilibrado do que a gente imagina. Claro, o modelo mais novo sempre traz algumas atualizações, mas estamos falando de diferenças que, para o usuário comum, podem nem ser tão perceptíveis assim. Tela, câmera, bateria… o iPhone 12 já entregava tudo isso com uma qualidade excepcional.

E por falar em câmera, a qualidade das fotos do iPhone 12 continua impressionando. Quer você seja um aspirante a fotógrafo ou alguém que só quer registrar os bons momentos com a família e amigos, a alta qualidade das imagens capturadas com esse aparelho dificilmente decepciona. Então, antes de se jogar no modelo mais novo pensando exclusivamente em melhorias de câmera, vale dar uma olhada.

Atualizações

Um dos pontos que mais pesa na hora de escolher entre o 12 e modelos mais novos é a longevidade das atualizações do sistema. A Apple tem fama de manter seus aparelhos atualizados por um bom tempo, o que é ótimo. Porém, é natural que modelos mais antigos saiam da linha de frente um pouco antes. O iPhone 12 vai receber atualizações até o iOS 19, em 2025, o que ainda dá uma sobrevida interessante para o aparelho.

Mas, o que isso significa na prática? Basicamente, que seu iPhone 12 vai continuar recebendo novidades e melhorias por mais um tempinho. Isso é importante não só para manter o dispositivo rodando liso, mas também para garantir a segurança digital, já que muitas atualizações trazem patches de segurança. Então, se você não é do tipo que precisa ter o último modelo a todo custo, o 12 ainda tem lenha para queimar.

Imagem: Apple

Preço x Benefício: O que seu dinheiro compra

O iPhone 12, mesmo em 2024, aparece como uma opção atraente por um preço que, vamos combinar, é bem mais amigo do bolso comparado ao seu sucessor. Isso faz dele uma escolha interessante pra quem quer entrar para o clube da Apple sem precisar vender um rim. Mas, e aí, o que você tá levando pra casa com essa economia? A gente tá falando de um aparelho que foi lançado lá em 2020, mas que até hoje dá um show de bola em performance e qualidade.

Mas não é só de economia que vive o homem, certo? Quando a gente pensa em preço versus benefício, tem que considerar o que você tá ganhando em troca do seu suado dinheirinho. O 12 não é só mais barato que o 13; ele também traz muita coisa boa que, para muitos, pode fazer esse pequeno “downgrade” valer totalmente a pena. Afinal, se a experiência de uso é praticamente a mesma, por que não economizar uma grana?

Ele pode ser encontrado na Amazon por menos de R$ 3.200 na versão de 128GB à vista. Além disso, é possível parcelar em até 12 vezes sem juros.

Vale a Pena?: Aspectos Positivos do iPhone 12

Equipado com o chip A14 Bionic, ele roda liso, seja em tarefas do dia a dia ou em apps mais pesados. E isso é uma notícia excelente para quem não quer se estressar com travamentos ou lentidão. Sem falar no suporte ao 5G, que coloca o iPhone 12 na vanguarda da conectividade móvel, prometendo downloads e uploads numa velocidade que dá gosto.

E as câmeras? Ah, as câmeras! Mesmo após alguns anos do seu lançamento, o iPhone 12 continua sendo um show à parte nesse quesito. Seja para aquela selfie perfeita ou para fotos em condições de pouca luz, o aparelho manda bem demais. Isso sem falar no suporte contínuo a atualizações, que mantém o dispositivo sempre com os últimos recursos disponíveis, garantindo que você não fique para trás.

Considerações: Aspectos a Ponderar

Porém, nem tudo são flores. O armazenamento pode ser um calcanhar de Aquiles, especialmente se você é daqueles que guarda tudo no celular. E, embora o ciclo de atualizações ainda prometa manter o aparelho relevante por um tempo, é bom ter em mente que, eventualmente, ele vai chegar ao fim. Além disso, o fato de ser vendido sem carregador e fones de ouvido pode ser um inconveniente e tanto, representando custos adicionais.

A questão do preço também merece atenção. Apesar de mais acessível que os modelos mais recentes, o iPhone 12 não é exatamente barato, especialmente se considerarmos as versões com mais armazenamento. Isso, somado ao custo dos acessórios, pode fazer com que a economia inicial pareça menos atraente.

Nota de transparência: Amazon e o Dicas Cel mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o Dicas Cel pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados foram analisados na data desta publicação, podendo sofrer variação. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Leandro Mendonca

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.