Aplicativos

Google aprimora acessibilidade no Google Maps e câmera

O Google anunciou uma série de atualizações incríveis para seus serviços, incluindo o Google Maps e a câmera, que visam tornar a vida mais fácil para pessoas com diferentes necessidades de acessibilidade. Além disso, a empresa lançou um aplicativo Magnifier, desenvolvido em parceria com organizações de apoio a deficientes visuais, para auxiliar na leitura de textos em diferentes locais.

Google Maps: guiando com precisão e conveniência

Esse é um dos aplicativos mais populares e úteis e não para de evoluir. Uma das atualizações é a inclusão de suporte para leitores de tela no recurso “Pesquisa com Live View”. Essa funcionalidade permite que pessoas com deficiência visual utilizem a câmera de seus smartphones para identificar lugares próximos, como caixas eletrônicos e estações de transporte público. Essa adição é um grande salto em direção à independência e mobilidade para aqueles que antes dependiam de descrições verbais para se localizar.

No entanto, vale ressaltar que, por enquanto, o recurso está disponível apenas em algumas cidades de destaque, como Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, São Francisco e Tóquio. É seguro dizer que a expansão para outras localidades é esperada, garantindo que mais pessoas possam usufruir dessa tecnologia transformadora.

Imagem: Google

Além disso, O TechCrunch relata que o Maps agora oferece a possibilidade de procurar rotas de compras adequadas para cadeirantes. Isso é um passo significativo para permitir que pessoas com mobilidade reduzida planejem suas compras com confiança e facilidade.

Apoiando empresas de proprietários com deficiência

A Google também está buscando promover a inclusão de empresas de propriedade de pessoas com deficiência. Agora, a plataforma trabalha em marcar esses negócios nos resultados de pesquisa e no Google Maps. Esse esforço não apenas oferece maior visibilidade a esses estabelecimentos, mas também ajuda os usuários a fazerem escolhas conscientes, apoiando empresas que valorizam a inclusão.

Acessibilidade no Android Auto

As melhorias em acessibilidade não se limitam ao Google Maps. A empresa está tornando o Android Auto mais amigável para cadeirantes, fornecendo informações sobre a acessibilidade de locais como banheiros e estacionamentos. Os lugares amigáveis para cadeirantes serão destacados com um ícone de cadeira de rodas, indicando a presença de uma entrada sem degraus.

Facilidade de uso com Action Blocks

Os dispositivos Android já contam com a funcionalidade de Action Blocks, que oferece acesso rápido a ações cotidianas, como fazer chamadas ou ajustar a temperatura, diretamente da tela inicial. Agora, a Google está expandindo essa funcionalidade para permitir a criação de blocos personalizáveis para as Rotinas do Assistente. Isso dá aos usuários a capacidade de adicionar imagens a atalhos ou ajustar o tamanho desses atalhos na tela inicial, tornando a experiência do usuário mais personalizável e conveniente.

Navegação web aprimorada com Chrome

As melhorias em acessibilidade também se estendem ao navegador Chrome, tanto em desktop quanto em dispositivos móveis. Uma atualização interessante permite que o Chrome sugira automaticamente URLs, mesmo se o usuário cometer erros de digitação na barra de pesquisa. Essa funcionalidade visa tornar a navegação na web mais eficiente e acessível a todos.

+ iOS 17 terá interface renovada do Apple Maps na tela de bloqueio

Recursos de acessibilidade específicos para Pixel

Para os usuários de smartphones Pixel da Google, a empresa lançou atualizações específicas de acessibilidade. O aplicativo Magnifier, desenvolvido em colaboração com o Instituto Nacional dos Cegos e a Federação Nacional dos Cegos, permite que os usuários aprimorem a legibilidade de textos, como cardápios e placas de rua. É possível ajustar o contraste e o brilho da imagem, além de ampliar o texto para uma leitura mais fácil. Isso não apenas beneficia a leitura de textos, mas também torna mais fácil visualizar artistas em palcos distantes, como shows e eventos ao vivo.

Outro aplicativo é o Guided Frames, projetado para ajudar pessoas com deficiência visual a tirar selfies. O aplicativo oferece guias de áudio, animações de alto contraste e feedback tátil, tornando a captura de fotos mais acessível. A atualização mais recente do Guided Frames permite que o aplicativo reconheça objetos, como animais de estimação, alimentos e texto. Essa expansão oferece mais possibilidades fotográficas para os usuários. A atualização já está disponível para usuários do Pixel 8 e Pixel 8 Pro, com planos de expansão para o Pixel 6 e modelos posteriores.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.