Notícias

Fabricante de veículos fecha parceria para lançar smartphone com sua marca

A Polestar, fabricante sueca de veículos elétricos, está prestes a causar um grande impacto no mercado automobilístico, com planos de lançar não apenas seu primeiro SUV elétrico, mas também um smartphone de marca própria na China, em um movimento estratégico que demonstra a crescente convergência entre tecnologia e mobilidade.

Expansão na China

O Polestar 4, um SUV cupê de design elegante, representa a mais recente adição à linha de veículos da empresa e marcará sua terceira oferta disponível no mercado chinês. O CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, revelou que a empresa tem como objetivo iniciar a produção do Polestar 4 ainda este ano para atender à demanda chinesa, com as primeiras entregas previstas para o final deste ano.

Smartphone Polestar

A grande surpresa neste anúncio é o lançamento simultâneo de um smartphone com a marca, fruto de uma parceria estabelecida em junho entre a Polestar e a Xingji Meizu, uma fabricante de smartphones chinesa pertencente ao gigante automobilístico chinês Geely.

Embora a Meizu não detenha uma posição dominante no mercado de smartphones na China, com empresas como a Apple e a Oppo liderando o setor, o empreendimento da Polestar no mercado de smartphones não tem como objetivo principal conquistar uma fatia de mercado significativa. Em vez disso, reflete uma tendência mais ampla da indústria automobilística, que busca transformar os automóveis em verdadeiros “celulares sobre rodas”.

A conexão entre veículo e smartphone

Thomas Ingenlath expressou essa visão ao CNBC, afirmando: “Onde você tem a oportunidade de unir esses dois mundos, sem fronteiras … então você realmente pode ter uma transição perfeita”. Essa ideia envisiona um cenário onde os aplicativos em seu smartphone se integram perfeitamente à tela do painel de seu carro.

Ingenlath enfatizou que o smartphone Polestar será posicionado como um dispositivo “premium”, em contraste com a reputação da Meizu por oferecer dispositivos de categoria intermediária. Essa colaboração permitirá à Meizu ingressar no mercado de smartphones de alto padrão, algo diferente de sua linha de produtos tradicional.

Uma tendência em crescimento

Embora ainda seja incomum que fabricantes de automóveis entrem na indústria de smartphones, essa ideia está ganhando espaço. A startup chinesa de veículos elétricos, a Nio, planeja lançar seu primeiro celular autodesenvolvido em setembro, ilustrando ainda mais a convergência entre os setores automobilístico e tecnológico.

Várias razões convincentes sustentam esse movimento estratégico no segundo maior mercado de smartphones do mundo. Notavelmente, não existe um sistema operacional móvel Android da Google na China, permitindo que as montadoras personalizem o sistema operacional de seus telefones para uma integração perfeita com seus veículos. A Meizu, por exemplo, possui seu sistema operacional proprietário chamado FlyMe, que também está sendo adaptado para os carros da Polestar. O smartphone Polestar que está por vir deve apresentar um sistema operacional semelhante, garantindo uma integração perfeita.

+ Google anuncia evento de lançamento para outubro com expectativa de surpresas

Foco na experiência do usuário

Thomas Ingenlath enfatizou a importância do software no mercado chinês, afirmando: “Não basta trazer um ótimo design europeu para a China; você precisa ser muito, muito especial no que oferece ao mercado em termos de software”.

Neil Shah, Vice-Presidente de Pesquisa da Counterpoint Research, observou que esse movimento permitirá à Polestar agrupar software, aplicativos, serviços e recursos, como o controle remoto ou ligar o carro por meio do smartphone. Shah também destacou que o lançamento de um smartphone pode fornecer informações valiosas sobre os hábitos dos clientes para as montadoras.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.