Hoje eu vim aqui pra descomplicar a vida de quem tá de olho no mais recente bafafá do mundo dos smartphones: o Samsung Galaxy A55. Lançado em março de 2024, junto com seu irmão mais modesto, o A35, chegou chegando, prometendo sacudir o mercado de celulares intermediários. Mas você sabe como é, né? Nem tudo que reluz é ouro (ou, neste caso, Super AMOLED). Então, bora mergulhar nesse universo e descobrir juntos se esse lançamento da Samsung é tudo isso mesmo que promete, ou se é só mais um no meio da multidão.
De cara, já chama atenção pelo visual. Mas espera aí, será que ele inovou mesmo ou só fez a lição de casa? E a tela, maior que a do antecessor, será que faz diferença na hora do vamos ver? Sem falar nas câmeras, que, vamos combinar, são um dos maiores chamarizes de um smartphone hoje em dia. Ah, e claro, não podemos deixar de lado o coração da máquina: o desempenho. Será que ele tem fôlego pra aguentar o tranco do dia a dia?
Bom, se você tá se coçando de curiosidade, relaxa que o Dicas Cel te conta tudo. Da estética às entranhas, passando pela qualidade de imagem, capacidade de armazenamento, e até a autonomia da bateria – vamos destrinchar esse lançamento pedaço por pedaço. E claro, não podia faltar aquele papo reto sobre preço e custo-benefício, porque, né, dinheiro não tá fácil pra ninguém.
Prós
Tela super AMOLED: Com 6,6 polegadas e uma taxa de atualização de 120Hz, a tela é simplesmente um espetáculo para os olhos. Seja para maratonar séries ou jogar, a experiência é imersiva.
Câmeras para todo tipo de click: Seja a principal de 50MP, a ultrawide de 12MP ou a macro de 5MP, tem câmera pra todo gosto. E não vamos esquecer da selfie de 32MP, para aqueles retratos dignos de capa de revista.
Desempenho afiado: O Exynos 1480 dá conta do recado, fazendo com que o A55 seja uma máquina de multitarefa. Jogos pesados? Apps diversos abertos? Ele maneja suave.
Proteção e durabilidade: Com certificação IP67 e Corning Gorilla Glass Victus+, ele é feito para durar. Seja um dia na praia ou uma queda ocasional, ele tá preparado.
Android 14 com atualizações garantidas: Vindo com o Android 14 e promessa de atualizações até o Android 18, você não vai ficar por fora das novidades do sistema.
Contras
Design familiar: Se você esperava uma revolução no design, pode se decepcionar. O A55 segue a linha dos seus antecessores, sem grandes novidades estéticas.
Preço inicial salgado: Com o preço de lançamento a partir de R$2.999, ele pode fazer uma bela dentada no orçamento. Vale ponderar o custo-benefício, especialmente comparando com modelos anteriores ou aguardar uma queda no preço. Ele já está sendo encontrado por menos de R$ 2.900 na Amazon.
Bateria poderia ser melhor: Apesar de decente, a bateria de 5000mAh não é revolucionária. Considerando o carregamento de 25W, está na média, mas esperávamos um pouco mais de inovação nesta área.
Vale a Pena comprar o Galaxy A55?
Esse é, sem dúvida, um smartphone competente, que brilha em vários aspectos. Mas, como qualquer tecnologia, não é perfeito. O design pode não empolgar os mais exigentes, e o preço inicial pode assustar um pouco. No entanto, se você valoriza uma tela top de linha, câmeras versáteis e um desempenho que não deixa na mão, ele tem muito a oferecer.
E aí, já decidiu se o A55 vai ser sua próxima aquisição? Ou tá pensando em dar uma espiada no que mais o mercado tem a oferecer? A escolha é sua, e espero ter ajudado a clarear as ideias!
Nota de transparência: Amazon e o Dicas Cel mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o Dicas Cel pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados foram analisados na data desta publicação, podendo sofrer variação. A disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.