Notícias

Apple supera a Samsung em vendas em 2023

O ano de 2023 marcou uma virada de poder no mercado de smartphones, com a Apple superando a longa reinante Samsung em vendas, de acordo com dados da IDC e Canalys. Conheça os fatores que levaram a essa mudança, analisando o desempenho das duas gigantes tecnológicas, os desafios enfrentados pelo mercado de smartphones e as tendências que moldam o futuro dessa indústria dinâmica.

Por anos, a Samsung deteve o título de maior fabricante de smartphones do mundo. No entanto, em 2023, a Apple conseguiu vender cerca de 234 milhões de smartphones, ultrapassando os 226 milhões da Samsung, marcando a primeira vez que a gigante sul-coreana perdeu essa posição. Embora a diferença seja de menos de 4%, a Apple agora ostenta uma participação de mercado de 20,1%, enquanto a Samsung fica ligeiramente atrás, com 19,4%.

A queda nas vendas de smartphones não é exclusiva da Samsung, pois o mercado global sofreu uma redução de 3% entre 2022 e 2023. No entanto, a Apple conseguiu aumentar suas vendas em quase 4%, destacando sua resiliência em meio a um cenário desafiador.

Diversificação no espaço Android

A IDC destaca que a diversificação dentro do sistema Android, especialmente fora das cinco principais marcas, também contribuiu para a mudança no cenário. Marcas como Huawei, OnePlus, Honor e Google lançaram dispositivos competitivos em faixas de preço mais baixas, desafiando a hegemonia tradicional.

Enquanto a Apple desempenhou um papel significativo na queda da classificação da Samsung, a IDC ressalta que o espaço geral do Android está se diversificando. A Huawei está de volta com força na China, enquanto marcas como OnePlus, Honor e Google oferecem alternativas atraentes. Além disso, discussões sobre recursos de IA e smartphones dobráveis ganham destaque, tornando o cenário dos smartphones cada vez mais intrigante.

O papel da Apple na mudança do cenário

A Apple não apenas superou a Samsung em vendas, mas também conquistou o primeiro lugar no mercado de smartphones em 2023. A empresa manteve um crescimento positivo anualmente, alcançando uma participação de mercado recorde de 24% no último trimestre.

Imagem: Reprodução Apple

Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC, destaca a resiliência da Apple diante de desafios regulatórios crescentes e uma concorrência renovada da Huawei na China. A estratégia da Apple, com foco em dispositivos premium, representa mais de 20% do mercado e é impulsionada por ofertas agressivas de troca e planos de financiamento sem juros.

Tendências e perspectivas futuras

A Canalys aponta que o mercado global de smartphones cresceu 8% no quarto trimestre de 2023, encerrando sete trimestres consecutivos de queda. A Apple liderou com uma participação de 24%, seguida pela Samsung com 17%. A Xiaomi, com um crescimento anual de mais de 20%, ocupou o terceiro lugar.

A pesquisa da Canalys destaca a demanda crescente na temporada de férias, impulsionada por produtos de preço médio a baixo, especialmente nos mercados emergentes. A pesquisa sugere que, com a pressão dos estoques diminuindo e a inflação global caindo, os fornecedores podem se concentrar mais na inovação de produtos e estratégias a longo prazo.

No entanto, os desafios persistem para a Apple e a Samsung. A Huawei busca recuperar sua posição na liderança, concentrando-se em inovações como a IA no dispositivo. Enquanto a Apple mantém sua trajetória de crescimento, enfrenta desafios na China e na estabilização da demanda em mercados importantes como América do Norte e Europa.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.