Notícias

AI Song e o poder da IA na criação de músicas no TikTok

O TikTok, conhecido por impulsionar tendências musicais e virais, está mais uma vez na vanguarda da inovação. Recentemente, a plataforma introduziu o recurso experimental “AI Song”, que utiliza a inteligência artificial para criar músicas com base em instruções fornecidas pelos usuários.

O AI Song é alimentado pelo impressionante modelo de linguagem Bloom, integrado ao TikTok para oferecer aos usuários uma experiência única de composição musical. Ao digitar prompts de texto no campo designado, os usuários têm a oportunidade de influenciar a criação de letras e, posteriormente, adicionar uma trilha sonora de um catálogo pré-salvo da empresa. O TikTok, por meio do AI Song, busca tornar a composição musical acessível a uma gama mais ampla de usuários, transformando simples textos em potenciais hits.

Embora o conceito seja promissor, as primeiras incursões dos usuários no AI Song revelam alguns desafios. Muitas das músicas geradas apresentam desafinação, apesar da inclusão de vocais com autoajuste. Exemplos como a tentativa de Jonah Manzano de aumentar o número de sílabas na palavra “comédia” e a recriação desafinada de uma música de Britney Spears por Kristi Leilani destacam a complexidade que a IA enfrenta na produção musical. Esses resultados iniciais levantam questões sobre a eficácia atual do AI Song e a necessidade de ajustes.

TikTok está testando recurso chamado AI Song
Imagem: Pexels

Comparação com outras plataformas

Ele não está sozinho na exploração de recursos generativos de IA para a criação musical. O YouTube, por exemplo, já está testando uma funcionalidade semelhante, permitindo aos usuários criar músicas a partir de instruções de texto ou até mesmo de uma melodia cantarolada. O “Dream Track” oferece trechos de 30 segundos no estilo de artistas populares, expandindo ainda mais as opções para os criadores de conteúdo, mostra o TechCrunch. A competição crescente destaca o interesse generalizado na integração de IA na criação musical para plataformas de mídia social.

Transparência e regras no TikTok

Consciente das implicações éticas e de qualidade associadas à criação de músicas por meio de IA, o TikTok adotou medidas para manter a transparência. O AI Song não é um gerador de música de IA convencional, pois utiliza um catálogo pré-salvo da empresa, limitando a combinação de letras a três gêneros principais: pop, hip-hop e EDM. Além disso, o TikTok lançou recursos para identificar conteúdo criado por IA e atualizou suas regras, exigindo que os usuários declarem o uso de IA em seus vídeos.

AI Song e o contexto musical do TikTok

Enquanto o AI Song pode enfrentar desafios iniciais, é importante destacar que o TikTok tem histórico no uso de músicas geradas por IA que se tornam virais. A já famosa música de AI Drake e The Weeknd, “Heart on My Sleeve”, conquistou a plataforma, demonstrando a receptividade dos usuários a experimentações musicais inovadoras. Bad Bunny também expressou preocupações sobre sons semelhantes à IA postados no TikTok. O AI Song, portanto, se insere em um contexto musical dinâmico e receptivo.

O AI Song não é a única incursão da empresa no universo musical. No ano passado, a plataforma lançou seu serviço de streaming de música, o “TikTok Music”, em países selecionados, visando competir com gigantes como Spotify e Apple Music. Embora ainda não tenha chegado aos Estados Unidos, a expectativa é alta, dado o pedido de marca registrada da ByteDance para “TikTok Music”. A empresa também lançou o aplicativo Ripple, uma ferramenta de produção musical que utiliza aprendizado de máquina para transformar melodias cantaroladas em músicas instrumentais.

Thiago Santos

Sou um estudante de Ciências e Tecnologia, apaixonado por inovação e sempre antenado nas últimas tendências tecnológicas. Acredito que o futuro está intrinsecamente ligado ao avanço da ciência, e estou empenhado em contribuir para esse progresso. Além dos estudos, sou um apaixonado por cinema e séries. Nos momentos de lazer, valorizo a companhia dos amigos. Gosto de compartilhar risadas, experiências e construir memórias com aqueles que são importantes para mim. Essa convivência é fundamental para equilibrar minha busca por conhecimento e meu amor pelo entretenimento e tecnologia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.