iPhone 8 pode vir com reconhecimento facial ao invés do Touch ID

Em um movimento que, sem dúvida, constituirá uma mudança de design drástica, a Bloomberg está informando que o tão esperado iPhone 8 da Apple pode acabar com o sensor de Touch ID, uma característica que faz parte integrante da experiência do usuário do iPhone desde o iPhone 5s . Em seu lugar, a Bloomberg reitera as alegações anteriores de que a Apple está se preparando para integrar um novo esquema de reconhecimento facial que, segundo notícias, seria preciso e seguro o suficiente para identificar usuários e até mesmo autorizar transações financeiras.

Enquanto inicialmente acreditava-se que o iPhone 8 apresentasse um sensor de ID de toque incorporado na própria exibição, os rumores sugerem agora que os desafios técnicos que a Apple encontrou colocaram esses planos na prateleira.

Os relatórios dos planos da Apple para implementar um reconhecimento facial através de novos sensores 3D têm sido assubti por algum tempo, mas apenas recentemente vimos indicações de que os sensores 3D acima mencionados podem substituir o ID Touch.

A velocidade e a precisão do sensor são pontos focais do recurso. “Pode escanear o rosto de um usuário e desbloquear o iPhone dentro de algumas centenas de milissegundos”, disse a pessoa. Ele é projetado para funcionar mesmo se o dispositivo estiver “deitado” na mesa, em vez de ficar perto do rosto. O recurso ainda está sendo testado e pode não aparecer com o novo dispositivo. No entanto, a intenção é que ele substitua o scanner de impressão digital Touch ID.

A tecnologia de câmera 3D que a Apple planeja usar no iPhone 8 é provavelmente baseada em tecnologia que a fabricante trouxe para casa quando adquiriu uma empresa israelense chamada Realface. A tecnologia em si é impressionante e é notavelmente segura, mas continua a ser visto se sua facilidade de uso pode até chegar perto de rivalizar com o recurso de ID de toque existente do iPhone.

Reforçando o relatório da Bloomberg, a MacRumors, na noite passada, recebeu o relatório completo do analista reputado Ming-Chi Kuo sobre o próximo iPhone 8.

“Como o iPhone OLED não suporta o reconhecimento de impressões digitais, pensamos que pode ter que confiar no reconhecimento facial para garantir a segurança. Como tal, acreditamos que a Apple (EUA) será muito exigente quanto à qualidade da detecção 3D, aumentando assim as dificuldades na produção de hardware e no design de software”, dizia o relatório.

Embora possa ser fácil descartar um rumor errado por si só, tanto Kuo como a Bloomberg tendem a ter registros sólidos em relação aos rumores da Apple. Ainda é difícil acreditar que a Apple realmente se livrará do sensor Touch ID e da perfeita experiência do usuário que é a Apple Pay, então definitivamente teremos que observar as novidades nas próximas semanas.

você pode gostar também Mais do autor