FaceApp cria e remove imediatamente “filtros étnicos”

Quando o FaceApp passou de um truque curioso para uma sensação viral cheia no início deste ano, era prova de que aplicativos aleatórios e peculiares ainda poderiam se incendiar na App Store. Ele ganhou muita atenção em um curto espaço de tempo, atingindo o topo das tabelas de download e ganhando muitos fanáticos. Aparentemente infeliz com a amabilidade com que o aplicativo se tornou, os desenvolvedores lançaram uma nova atualização esta semana que adicionou filtros de “etnia”. Mas posteriormente arruinou sua reputação de uma só vez. Bravo.

Não é particularmente difícil ver o problema aqui. Os filtros foram nomeados como asiáticos, negros, caucasianos e indianos. Eles transformavam a foto de qualquer pessoa em uma estranha caricatura étnica da pessoa real. Muitos dos milhões de usuários de FaceApp viram os filtros como racistas. Viram, também, um potencial muito óbvio de uso indevido e assédio.

O FaceApp reagiu rapidamente para a reação instantânea. Assim arrancou os novos filtros por meio de uma atualização logo depois de adicioná-los. Mas o dano ao nome do aplicativo foi feito.

O que é particularmente intrigante é que o FaceApp já lidou com um problema semelhante quando o aplicativo foi lançado pela primeira vez. Uma versão inicial do aplicativo incluiu um filtro chamado “Hot” que iluminou tons de pele nas fotos de seus usuários. A empresa modificou o filtro e depois se desculpou pelo seu erro muito óbvio.

Aparentemente, o desenvolvedor realmente não aprendeu nada desse episódio inteiro e decidiu dobrar para baixo. Veremos como o aplicativo se recupera para a frente, mas definitivamente tem algum trabalho a fazer.

você pode gostar também Mais do autor