Confira dicas para deixar seu celular Android mais rápido

Algo que sempre é motivo que reclamações por parte de usuários é a velocidade do seu celular, independente do seu sistema. E é pensando nessas pessoas que resolvemos fazer esse post para apresentar algumas dicas para melhorar o desempenho do seu aparelho Android (em breve também faremos dos outros).

1 – Limpe o seu cache

Todas as vezes que você abre um aplicativo no seu smartphone, ele utiliza dados, que são salvos como arquivo na memória interna. E isso acontece para que na próxima vez que você for entrar nele novamente, não ser preciso buscar todas as informações, e assim abrir mais rápido. Porém, quanto mais apps você for usando, mais e mais espaço vai acumulando, fazendo seu celular ficar “pesado”. Então o aconselhável é sempre fazer uma limpeza que pode melhorar bastante.

Como fazer?

É só você ir nas “configurações do seu aparelho”, ir na opção “aplicativos” e abrir um menu, e lá você vai selecionar a opção “Limpar Cache de Aplicativos”, e ao aparecer uma mensagem de confirmação, você aperta em “Limpar Cache”. Pronto, isso deverá dá uma grande melhora.

2 – Remova aplicativos inúteis

O Android tem uma longe onde estão disponíveis milhares de aplicativos, e você pode baixar de acordo com o seu gosto. Porém, quanto mais você vai fazendo o download, mais espaço vai sendo preenchido. Então uma boa solução é excluir aqueles que você não usa mais.

Como fazer?

É só ir de novo em “configurações”, “aplicativos”, e selecionar o que você não quer mais, apertar, e após escolher a opção “desinstalar”.

2 – Remova fotos, músicas e vídeos da memória interna.

Algo que é bastante comum em qualquer telefone são os arquivos pessoais, sejam as fotos, músicas ou vídeos. Alguns recebidos através de aplicativos, outros baixados, entre outros. Porém, quanto mais deles você estiver salvo no seu aparelho na memória interna, isso vai fazer com que ele vá ficando mais lento. E uma alternativa para isso, é mover para outro local, seja no seu cartão de memória, pen drive, ou no seu computador. Também pode remover alguns que você não faz muito uso. Agora se você não quer mesmo perder esse conteúdo, que tal enviar para a nuvem (Dropbox ou Onedrive)? Com isso você vai poder enviar para um espaço online, onde você poderá conferir tudo quando bem entender.

Como fazer?

Uma boa é deixar ativado a opção de envio automático, ou seja, tudo que for chegando no seu aparelho, vai também para esse espaço online, onde você vai poder ver sempre que estiver com uma conexão Wifi ativa.

3 – Retorne as configurações de fábrica.

Se você já fez de tudo isso e seu aparelho continua naquela lentidão, que tal fazer seu celular retornar as configurações de fábrica? Só que tem um porém, a partir do momento que você optar por isso, você vai remover todos os dados (conta Google, dados de aplicativos, músicas, fotos, etc) , fazendo com que ele fique do mesmo jeito de como você adquiriu.

Como fazer?

Você vai em “configurações”, selecione “Fazer backup e redefinir”, e então escolha a “Configuração Original”. E antes de selecioná-la é bom verificar se o backup está ativado, pois ele vai garantir a manutenção dos seus contatos. E dependendo da versão do seu Android, até os aplicativos antigos serão reinstalados.

E é isso, em breve farei novas publicações semelhantes com dicas para você melhorar e muito o desempenho do seu aparelho.

você pode gostar também Mais do autor