Saiba como comprar pela internet com segurança

Você gosta de comprar pela internet? Uma pesquisa feita pelo Groupon mostrou que mais de 70% dos brasileiros utilizam aplicados de e-commerce pelo menos uma vez por semana para realizar compras online.  Afinal, comprar pela internet é mais cômodo, prático e os preços são bem melhores na maioria das vezes – além de, também, ter sempre promoções tentadoras (desconto de R$100, leve 2 e pague 1 e muito mais). Mas você sabe os cuidados que devem ser tomados ao comprar nesse meio? Hoje em dia muitos sites aplicam golpes, têm preços ótimos, você gosta, compra mas quem leva o prejuízo é você mesmo. Por isso separamos algumas dicas para te ajudar.

Comprar pela internet com segurança

• Pesquise o nome do site que você vai comprar na internet para saber sua reputação. Leia as críticas e elogios à empresa. Uma dica é pesquisar no Reclame Aqui ou no E-bit como a loja é avaliada.

Mais de 20 mil lojas possuem os selos de certificação do Ebit

• Desconfie (e muito) de preços muito baixos. Sempre faça uma pesquisa de preços ao comprar pela internet. No Google procure para aba “shopping” e você poderá ver como é a variação dos valores do mesmo produto.

• Veja se o site tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), telefones, endereço, etc… Verifique, também, se a página em que você está é segura: na URL do site deve ter sempre “https” e não somente “http”.

• Evite fazer compras em lan houses e em redes de wi-fi abertas. Assim você garante a segurança dos seus dados pessoais.

• Dúvidas? Busque pelo SAC da empresa ou chat.

• Cadastre seus dados somente em sites confiáveis e cuidado com os e-mails de marketing, muitos podem ser tentativas de fraudes.

• Atente-se à política de troca e devolução da loja antes de comprar. O consumidor tem direito de arrependimento de até sete dias para devolver o produto. Para isso tenha em mãos a Nota Fiscal Eletrônica.

Levando em conta essas dicas sua compra pela internet será bem mais segura. Lembre-se de comprar em sites confiáveis, que você já conhece ou conhece alguém que já comprou nele. Qualquer problema não deixe de procurar o Procon mais próximo. Boas compras!

você pode gostar também Mais do autor